Cavern Club

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cavern Club

Mensagem por Thea Lane em Qui Jun 22, 2017 6:09 pm


Cavern Club

O Cavern Club é um bar temático inglês especializado em apresentações musicais, localizado na cidade de Liverpool. Ficou mundialmente conhecido por ser o local inicial da carreira dos Beatles.

Foi inaugurado em 1957 pelo empresário Alan Sytner, como um clube de jazz. Aos poucos mudou o seu estilo, e bandas de skiffle passaram apresentar-se, entre elas a The Quarrymen. Em 1957 e 1958, um grupo liderado por John Lennon, e que foi o embrião dos Beatles. Em 1959 começaram apresentar-se bandas de blues e beat music, dentre estas Rory Storm and the Hurricanes, onde então tocava o baterista Ringo Starr.

Em 1961 o Cavern Club torna-se definitivamente um clube de Rock and Roll. Os Beatles apresentaram-se pela primeira vez nesse mesmo ano, com espetáculos regulares até 1963, em um total de 292 espetáculos. Foi ali que Brian Epstein conheceu a banda, vindo posteriormente a ser seu empresário. Após viagem aos Estados Unidos, em 1964, e a consagração mundial, os Beatles já não actuaram mais no Cavern Club, mas outros artistas e bandas de renome, como The Rolling Stones, The Yardbirds, Elton John, Queen, Status Quo, Suzi Quatro e John Lee Hooker animavam a casa. A banda neerlandesa de rock progressivo Focus foi a última a apresentar-se no clube quando este foi demolido, em 1973.

Em 1984 o jogador de futebol de Liverpool, Tommy Smith, assumiu o controle da empresa e o Cavern Club foi reconstruído do mesmo lado da rua, mas 15 metros adiante. Foram utilizados tijolos retirados do bar original.Existe outro bar similar do outro lado da rua, onde fica a estátua de John Lennon, chamado Cavern Pub. Devido a dificuldades financeiras, o clube voltou a fechar em 1989 e ficou assim por 18 meses quando, em 1991, o professor Bill Heckle e o taxista Dave Jones tornaram-se os novos proprietários e reabriram o Cavern, mantendo-o aberto até hoje. Em 1999, Paul McCartney apresentou-se ali durante a turnê do seu álbum Run Devil Run. Artistas de prestígio tais como Arctic Monkeys, Travis e Oasis e fãs declarados dos Beatles, também fizeram espetáculos no local. Também se apresentarm no local os legendários Bo Diddley e Richie Havens. Em 3 de abril de 2012 o filho de Paul McCartney, James McCartney, iniciou sua carreira musical com uma apresentação no Cavern Club.
avatar
Comportamento :
100 / 100100 / 100
Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum